quarta-feira, 9 de janeiro de 2013

Afinal, por que Jimmy Page continua na moda?




John Varvatos, um dos estilistas de maior renome na atualidade, cita Page como uma das figuras mais influentes do rock n' roll chique. "Pouquíssimos músicos tiveram um impacto na moda que transcende sua geração", disse Varvatos, que trabalhou para Calvin Klein e Ralph Lauren e agora coordena sua própria casa de moda. "Jimmy está na lista. Os looks que ele lançou nos anos 1960, 1970 e depois ainda têm efeito sobre os estilistas do mundo inteiro. Somos constantemente estimulados pelas imagens clássicas dele no Led Zeppelin, e ele influenciou a maneira como pensamos. O visual que ele cultivou ao longo da carreira foi totalmente planejado, e era a perfeição. Era realmente a perfeição."


O que torna o estilo de Jimmy Page singular?

Varvatos: Certos músicos possuem um senso de estilo pessoal, mas eles não são muitos. A maioria deles não entende do assunto. Jimmy tratava o visual como um todo, até qual echarpe ficaria melhor. Ele entendia de roupas de palco também. Ele sabia ficar legal bem de perto e bem de longe, e sabia como ganhar estatura no palco. Mesmo quando deixou a barba crescer, ela não parecia malcuidada – ficava legal nele. Funcionava. Minha outra grande influencia fashion foi o ator Steve McQueen, que tinha algo parecido. Eles têm uma aura que garante seu sucesso.

Jimmy ainda está ótimo. Deixar o cabelo branco é um ótimo exemplo de seguir o rumo certo. Ele parece estar no comando. Ele tem uma aura – sempre ouve essa... aura.

Como Page influenciou seu trabalho?

Varvatos: Sempre tive paixão por música e por moda, e o Led Zeppelin é o que vinculava as duas coisas. Mesmo agora, se você olhar meus painéis conceituais, tanto para homens quanto para mulheres, verá imagens do Led Zeppelin e do Jimmy Page coladas neles. Eu gostava em particular daquele período no início dos anos 1970, quando ele se produzia, mas de maneira bem descolada.

Quando as pessoas pensam nesse estilo dos anos 1970, geralmente citam David Bowie ou Marc Bolan. Jimmy não é a primeira escolha.

Varvatos: Nos anos 1970, o estilo virou uma coisa muito andrógina. Gente como Lou Reed, Bowie ou Bolan se vestiam de maneira mais feminina, mas Jimmy nunca cruzou essa linha. Ele se vestia no estilo da época, porém nunca se deixou levar. Tinha seu próprio ponto de vista; seguia seu próprio rumo, não era de seguir os outros.

Os músicos têm conexão com as energias tanto masculina quanto feminina. Jimmy dava um jeito de ficar bem na fronteira, com roupas muito extravagantes mas ainda assim muito masculinas. Há pouco tempo eu estava vendo fotos da banda UFO, tiradas nos anos 1970. É claro que eles eram influenciados pela androginia da épica, e havia homens que chegavam a usar tops femininos. Nunca achei as roupas de Jimmy femininas.

Talvez porque a palheta de cores fosse realmente discreta.

Varvatos: Ele entendia o que era se vestir de preto – o poder que há no preto. Isso é uma coisa que muita gente descobriu com o tempo, mas ele sabia desde o início. Jimmy tinha uma palheta de cores iluminada, porém com ele a ampliou com bom gosto ao embelezar suas roupas de base preto e branco com o dragão e os símbolos bordados.

Page em performance com suas
simbólicas calças de dragão
Mas o melhor foi que ele nunca parecia teatral; a aparência dele era de quem ia tocar num show de rock. Muitos músicos não conseguem usar o que têm nos dedos para criar essa outra imagem. Já Jimmy estava sempre olhando para o macro. Como vai ser o palco? Como vão ser as pessoas nesse palco? Ele era claramente obcecado por detalhes, até o ponto de usar o arco de violino na guitarra.

O estilo de Jimmy Page ainda é relevante hoje?

Varvatos: Ele tem um grande efeito na moda há mais de 35 anos. Mesmo que não seja algo literal, o mundo da moda ainda é constantemente estimulado por essas imagens.

Jimi Hendrix teve seu impacto – a jaqueta militar ainda tem força na indústria da moda. Jovens ainda olham para Hendrix e o acham cool, mas Jimmy Page é algo maior.



Trechos do Livro Luz & Sombra: Conversas Com Jimmy Page

Nenhum comentário: