A agência de pesquisa do governo americano quer produzir
um avião, mas que decole, plane e pouse como um helicóptero. A DARPA (Defense Advanced Research
Projects Agency) irá investir 150 milhões de dólares no desenvolvimento do
projeto.
Há
décadas a DARPA faz pesquisas em torno desse projeto. O V-22 Osprey foi criado
depois de muitos acidentes, que fez seu custo subir para 36,5 bilhões de
dólares e o desenvolvimento se arrastou de 1989 a 2007.
Agora
a DARPA anunciou que quer voltar ao desenho para um novo projeto de “decolagem e pouso vertical”, chamado de VTOL X-Plane. O chefe do projeto,
Ashish Bagai, diz que o novo plano é provocar uma mudança de paradigma e
estimular a indústria privada a criar uma aeronave completamente diferente.
Os
detalhes do projeto da nova aeronave são de acesso livre. Bagai acredita que o
novo avião deveria ter aplicações além ser
apenas militar, como é o V-22. A DARPA espera conseguir fazer um voo-teste em
menos de 4 anos.
O objetivo principal
para o novo projeto é maior velocidade, além da mesma eficiência de planar e
fazer cruzamentos, como os helicópteros, mas a aeronave deve ser mais rápida que o
helicóptero, além de mais eficiente, mais leve e mais segura. A DARPA também vê
a necessidade de uma aeronave com uma carga útil de 40% de seu peso.
O
X-plane pode ser usado nas tarefas que hoje são realizadas pelos helicópteros
comuns, como busca e salvamento, transporte de tropas, vigilância e
distribuição de forças de operações especiais. O diferencial da aeronave é a
capacidade de decolagem e pouso muito mais rápido. O padrão de desempenho no
projeto é de mais de 300 nós, quase duas vezes mais rápido do que um
helicóptero faz atualmente.
Durante
uma conferência da DARPA, um repórter levou conceitos testados do VTOL que
falharam, se referindo a eles como a “Roda da Vergonha”. Bagai rebateu dizendo
que isso pode ser visto como uma 'roda da fortuna ou da oportunidade, já que
muitas tecnologias antigas são estudadas e reconstruídas nos tempos modernos.
Não
é garantido que todos os objetivos esperados para a nova aeronave sejam
alcançados, mas a DARPA ainda pretende investir pesado para desenvolver o
X-Plane.
Fonte: Jornal Ciência
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