segunda-feira, 4 de março de 2013

DARPA quer desenvolver avião que se comporte como um helicóptero


A agência de pesquisa do governo americano quer produzir um avião, mas que decole, plane e pouse como um helicóptero. A DARPA (Defense Advanced Research Projects Agency) irá investir 150 milhões de dólares no desenvolvimento do projeto.

Há décadas a DARPA faz pesquisas em torno desse projeto. O V-22 Osprey foi criado depois de muitos acidentes, que fez seu custo subir para 36,5 bilhões de dólares e o desenvolvimento se arrastou de 1989 a 2007.

Agora a DARPA anunciou que quer voltar ao desenho para um novo projeto de “decolagem e pouso vertical”, chamado de VTOL X-Plane. O chefe do projeto, Ashish Bagai, diz que o novo plano é provocar uma mudança de paradigma e estimular a indústria privada a criar uma aeronave completamente diferente.

Os detalhes do projeto da nova aeronave são de acesso livre. Bagai acredita que o novo avião deveria ter aplicações além ser apenas militar, como é o V-22. A DARPA espera conseguir fazer um voo-teste em menos de 4 anos.

O objetivo principal para o novo projeto é maior velocidade, além da mesma eficiência de planar e fazer cruzamentos, como os helicópteros, mas a aeronave deve ser mais rápida que o helicóptero, além de mais eficiente, mais leve e mais segura. A DARPA também vê a necessidade de uma aeronave com uma carga útil de 40% de seu peso.

O X-plane pode ser usado nas tarefas que hoje são realizadas pelos helicópteros comuns, como busca e salvamento, transporte de tropas, vigilância e distribuição de forças de operações especiais. O diferencial da aeronave é a capacidade de decolagem e pouso muito mais rápido. O padrão de desempenho no projeto é de mais de 300 nós, quase duas vezes mais rápido do que um helicóptero faz atualmente.

Durante uma conferência da DARPA, um repórter levou conceitos testados do VTOL que falharam, se referindo a eles como a “Roda da Vergonha”. Bagai rebateu dizendo que isso pode ser visto como uma 'roda da fortuna ou da oportunidade, já que muitas tecnologias antigas são estudadas e reconstruídas nos tempos modernos.

Não é garantido que todos os objetivos esperados para a nova aeronave sejam alcançados, mas a DARPA ainda pretende investir pesado para desenvolver o X-Plane.

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