O robô Curiosity começará em breve a fazer perfurações em Marte pela primeira vez, informou a Nasa (Agência Espacial Norte-Americana) antes de iniciar a tão esperada empreitada.
O Curiosity se dirige agora para uma rocha plana, com veios opacos, que os cientistas esperam poder fornecer pistas sobre a existência de água no passado do planeta vermelho.
"Perfurar uma rocha para coletar uma amostra será a atividade mais desafiadora desta missão desde o pouso (em 6 de agosto de 2012). Isto nunca foi feito em Marte", disse Richard Cook, do Laboratório de Propulsão a Jato da Nasa.
"O equipamento de perfuração interage energeticamente com material marciano sobre o qual não temos controle. Não ficaremos surpresos se alguns passos no processo não saírem exatamente como o planejado", afirmou Cook.
O robô coletará amostras de dentro da rocha John Klein – área batizada em homenagem a um diretor de projeto do Laboratório de Ciências de Marte, falecido em 2012 – e as analisará para determinar sua composição química e mineral.
As câmeras do robô revelaram algumas características inesperadas na rocha, incluindo veios, nódulos, estratificações oblíquas, um seixo brilhante incrustado em arenito e alguns buracos no chão.
A missão, com duração prevista de pelo menos dois anos, visa a estudar o ambiente marciano para preparar uma possível futura missão tripulada. O presidente norte-americano, Barack Obama, prometeu mandar humanos ao planeta vermelho em 2030.
Fonte: UOL
Nenhum comentário:
Postar um comentário