Dean participava de
competições de automóveis, mas no dia em que iria estrear sua nova “máquina”,
aconteceu a tragédia. Tratava-se de um dos esportivos mais conhecidos da
história, com motor 4 cilindros de 1.500 cilindradas, com 100 cavalos por litro
de cilindrada: o "Little Bastard".
James Dean havia decidido levar o carro sobre uma plataforma até o
local da corrida, mas tal ideia foi descartada, pois o proprietário queria ter
uma ideia de como o carro se comportaria na hora de enfrentar seu primeiro
desafio na estrada. Seus amigos, contudo, já o haviam advertido sobre o perigo
que iria correr ao dirigir uma máquina de grande potência.
Acompanhado por Wuetherich, depois de uma hora de viagem, chegaram
a um cruzamento, próximo à cidade de Cholame. Nesse momento, James avistou
outro carro na contramão. “Ele tem que parar, ele tem de nos ver”, gritou Dean.
Mas não foi assim. Dean bateu em um Ford Custom Tudor modelo 1950, dirigido por
Donald Turnupseed, que vinha na direção oposta e não percebeu a presença do Porsche
prateado.
O acompanhante de Dean quebrou uma perna e sofreu contusões
múltiplas e cortes por todo corpo, mas o astro morreu a caminho do hospital. O
motorista do outro carro pouco se machucou e declarou que não viu o carro de
Dean se aproximando de frente.
A companhia de seguros vendeu o que restou do carro, e foi então
que começaram as sucessivas tragédias: George Barkuis, o motorista que dirigia
o caminhão que foi buscar o carro “destroçado”, morreu quando o Porsche caiu
sobre ele no mesmo lugar do acidente.
Um especialista em carros para Hollywood chamado George Barris
comprou o carro por US$ 2.500. Quando o carro chegou à garagem de Barris, ele
deslizou e caiu sobre um dos mecânicos que o descarregavam, quebrando suas
pernas. Com muito medo, Barris começou a separar as partes do carro que
poderiam ser revendidas, o que não seria difícil. Barris afirmou que nunca teve
boas sensações perto do 550, pelo contrário, mas acreditava que eram apenas superstições.
Mas suas suspeitas se confirmaram em outubro de 1956, quando a
pessoa que havia comprado o motor do carro de Dean (Troy Mc Henry, um médico de
Beverly Hills) morreu ao usá-lo pela primeira vez em seu carro. Logo depois,
outro de seus clientes – William Eschrid, que comprou o câmbio do veículo –
bateu o carro violentamente, mas mesmo assim sobreviveu e contou que seu
automóvel simplesmente travou bruscamente sem explicação.
As rodas foram vendidas a um jovem que uma semana depois se
envolveu em um acidente devido a um defeito nas rodas que pertenceu ao Porsche
de Dean. Mas a história não terminou neste fato. Em uma corrida internacional,
um menino tentou roubar o volante do Porsche de Barris (que antes foi de Dean)
e cortou o braço.
Tentando se livrar da má sorte do carro, Barris emprestou para a polícia da Califórnia o que restava da carroceria do 550, para utilizá-la como exemplo da imprudência no trânsito. Antes que as autoridades o levassem, a garagem onde estava guardado pegou fogo e misteriosamente o Porsche de Dean se salvou, ao contrário do resto dos carros estacionados no local, que ficaram completamente destruídos com as chamas.
No dia em que o carro foi colocado em uma exposição em Sacramento,
caiu da estante e machucou um adolescente. Quando o carro foi transportado para
uma exposição próxima da cidade de Salinas, o caminhão patinou na pista e
bateu. O motorista morreu.
Em 1958, Barris emprestou a carroceria do Porsche 550 para ser
exposta em uma amostra sobre segurança veicular em Miami, Flórida. Quando o
carro foi colocado em cima do caminhão para ser levado a Los Angeles
desapareceu misteriosamente. Nunca chegou ao seu destino. Até hoje o paradeiro
do “Little Bastard” é desconhecido por completo.
Assista abaixo um breve documentário sobre o acidente de Dean.
Fonte: Blog The 50's
Nenhum comentário:
Postar um comentário