domingo, 5 de maio de 2013

Bocejar ajuda a resfriar o cerebro e melhora a atenção


Da próxima vez que alguém reclamar de um bocejo seu, pode responder: “bocejo, porque quero prestar mais atenção em você”. Segundo um grupo de psicólogos americanos, essa pode ser exatamente a função do ato de bocejar: resfriar o cérebro para melhorar a concentração. Assim sendo, em vez de preparar o corpo para dormir, o bocejo seria, na verdade, uma maneira de evitar o sono. A notícia foi divulgada no site da revista americana “New Scientist”.

De acordo com Andrew Gallup e Gordon Gallup, da Universidade Estadual de Nova York em Albany, ao bocejar nós melhoramos a circulação de sangue e, com isso, a atenção. Isso explica também porque o bocejo é tão contagioso. Ao ‘passar’ de pessoa pra pessoa, ele ajudaria a melhorar a concentração de todo um grupo.

Os pesquisadores analisaram a respiração de 44 alunos de faculdade e contaram as vezes que cada um deles bocejou ao assistir filmes de outras pessoas bocejando. 

Os estudantes tinham que respirar de uma de quatro formas: apenas pela boca, apenas pelo nariz, com um plugue tapando o nariz ou normalmente. Entre os que respiraram normalmente, 50% bocejou ao ver outros bocejando. Mas entre os que respiraram apenas pelo nariz, nenhum bocejou. Também não bocejava quem assistia aos filmes com uma bolsa fria na testa. Quem assistia com uma bolsa quente ou em temperatura ambiente bocejava normalmente. 

De acordo com os pesquisadores, o cérebro trabalha melhor quando mais frio. Respirar pelo nariz é mais eficiente para resfriar o cérebro, porque os vasos sanguíneos nasais enviam sangue frio para a cabeça.

Fonte: G1

Nenhum comentário: